Para garantir a execução correta de todos os exercícios não esqueça de ler a instrução "como fazer?" clicando no nome do exercício!
Não treine com dúvidas, clique no botão no final da página.
Como fazer? Utilizar vibração de língua (Fru) mantendo a boca no formato de [U] do início ao fim da escala. Manter volume médio/baixo sem associar força/aperto nos extremos dos graves e agudos.
Indicação/objetivo: Propriocepção da tessitura vocal e redução de peso.
Efeito: Diminuição do esforço fonatório.
Como fazer? Seguir a escala sugando o ar (com [u]) na primeira repetição e o sopro sonorizado (bochechas infladas) na segunda repetição. Manter o "som pequeno" e todo o espaço ampliado até o fundo da boca, sem associar força ou desconforto.
Indicação/objetivo: Aumento de espaço no trato vocal e redução de peso.
Efeito: Redução de esforço fonatório.
Como fazer? Sugue o ar abaixando laringe e utilizando "A", cante uma única nota, variando sua intensidade (volume), iniciando no modo mais soproso e baixo possível, deixando o mais firme e alto possível no meio e finalizando novamente no soproso. Inspire e repita os passos até o final.
Indicação/objetivo: Trabalhar e associar intensidade e modos de fonação da voz.
Efeito: Alterações de pressão subglótica e fechamento.
Como fazer? Utilizando "ã", execute as notas conectando voz de peito (M1) e voz de cabeça (M2).
Indicação/objetivo: Equilibrio na troca de registros.
Efeito: Estabilização da fonação durante a troca de mecanismo laríngeo.
Como fazer? Inicie cada escala sugando o ar e abaixando a laringe. Em seguida, execute as notas [XUO], mantendo o espaço oral (fundo) e à medida que a escala for subindo para os agudos misturar com [XUÕ], sem reduzir o espaço oral matendo a língua relaxada e mais baixa.
Indicação/objetivo: Desenvolver Voz Mista.
Efeito: Mudança de foco de ressonância e elevação de M1.